Diário de Aventuras

Relatos e dicas de viagens ao redor do Mundo

Um relato do Ecomotion Pro 2007


Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a torcida de todos amigos e parceiros que acreditaram na nossa equipe.

Bem, infelizmente não foi dessa vez. Aconteceram varias coisas erradas com a organização da prova e varias coisas com a equipe tb.

Inicialmente a organização não tinha a autorização do local da largada que deveria acontecer inicialmente às 17:00 depois as 19:00 e depois de muita confusão na Urca largamos 21:00 dentro do Forte. Com isso, tivemos que fazer ajuste no mapa 3 vezes, já plastificado, para não ocorrer erros de navegação, pois o remo era longo e poderia gerar uma diferença significativa.

Largamos em um ritimo forte e constante e praticamente não paramos para suplementar e hidratar. Com isso, não fiz a minha suplementação e hidratação como estava acostumado. Acredito ter tomado no Maximo 3 gel ate os 35 km de remo.

Demoramos um pouco de tempo para achar o 1º PC, mas quando chegamos no mesmo depois de ter remado mais ou menos 35 km o cara da organização disse que estávamos em segundo lugar, 50 minutos atrás da Team Sole, campeã do ano passado, eu estava cansado devido a distancia já remada e a falta de suplementação e hidratação, porem faltava 15 km p/ o próximo PC que correspondia menos de um treino normal… estava amanhecendo e demos um gás. Tivemos up com a noticia do segundo lugar. Em seguida o rio não batia com o mapa mas o azimute era o mesmo, pois se tratava de um rio paralelo, porem não acreditamos que o PC estivesse no local errado e continuamos mesmo assim. Quando percebemos que a organização tinha errado já tinha remado quase 12 km e se tivéssemos que voltar e achar o caminho correto teria que remar mais 27 km. Ate o momento tinha remado mais ou menos 45 km e eu estava muito cansado com algumas dores no ombro… Resolvi sair do rio e tentar verificar se existia alguma referencia, pois tinha uns postes de alta tensão mais a frente, assim que sai do rio consegui ver uma rodovia onde deveríamos passar por baixo da mesma. Então verificamos que estava no rio errado e que a organização tinha colocado o PC no local errado. Tentamos seguir no rio ate a rodovia, mas tinha vários fios de alta tensão caídos no rio… Tentamos passar, mas não conseguimos. Eu estava muito cansado e resolvemos arrastar no meio do mato alagado ate o rio correto. Foi muito duro, pois os dois caiques eram pesados e o charco não ajudava muito. Mirela não puxou os caiques, mas a mesma estava de sandália nesse momento tornando duro para ela também a travessia de 3km. Bem, era melhor do que remar mais 27 km. Chegamos no rio correto e remamos ate o PC 2.

Pegamos a bike fizemos o pedal passando pelo o PC 3 e estávamos indo rumo ao PC 4. Fiquei muito chateado com a falha da organização, pois para mim tinha custado muitas energias e posições.

Antes do PC 4 tinha uma piramba de 800 metros que tivemos que empurrar a bike em quase todo o trecho, pois era uma trilha bem fechada com varias valetas e bem inclinada.

Eu estava visivelmente cansado e era o ultimo trecho antes da entrada do parque. O time me ajudou, mas a confusão do remo, mas a suplementação irregular consumiu a minha força.

Bem, chegamos o PC 4 antes do corte, porem estava muito cansado e com dores nas costas… com isso o pessoal tomou a decisão de não entrar no parque e tomar um corte. Fiquei triste, pois com essa decisão não era possível continuar brigando pelas posições do primeiro pelotão, mas tudo bem… para mim estava ok, pois estava muito cansado e tempo estava feio dentro do parque, com chuva e tempo fechado, pois sabia o que iria enfrentar caso entrasse naquele momento. Estava à disposição da equipe, pois naquele momento não tinha nenhuma condição de tomar decisão… se eles falassem vamos entrar…eu entraria se eles falassem vamos ficar e descansar eu ficaria… e assim foi.

Na manha seguinte fomos para nossa re-largada e logo tive problemas com o suporte da minha bike que cedeu, perdemos algum tempo resolvendo isso.

Passamos varias equipes e logo estávamos no PC 7 onde ficamos sabendo que o PC das técnicas verticais estava cancelado por motivo de segurança e todas as equipes tinha que pagar duas horas de sono… quando estava quase dormindo a Mirela berrou quando viu nosso apoio e ai não consegui dormi. Depois de 2 horas de parada obrigatória iniciamos a caminhada.

Passamos varias equipes… muitas gringas e outras brasileiras. Estávamos correndo toda descida e plano… chegamos bem no PC 10. Paramos 30 minutos para jantar, trocar de roupa e pegar mais suplementos.

Estava bem, pois estava suplementando a cada 1 hora e me hidratando bastante.

Continuamos o trekking e continuamos passando varias equipes… chegamos no PC 11 virtual antes de amanhecer e a equipe estava tão animada com o ritmo e as posições alcançada que ate entramos dentro de um rio para que algumas equipes que tinha acabado de passar não pudessem ver a direção que tínhamos tomados… Isso foi muito ruim para os meus pés que estavam molhados ate o momento, porem sem areia… e depois que sai do rio foi o inicio de um sofrimento que durou quase um dia… a previsão para chegar no próximo PC era de pelo menos mais 3 horas e meia… logo em seguida vomitei varias vezes, jogando fora toda a suplementação que havia feito nas ultimas horas… tentei suplementar novamente, mas o meu corpo estava rejeitando… precisava de algo sólido e não tinha nada para comprar… estava no meio do nada. Bem, alguns minutos depois eu estava com dores no pe em função da areia que tinha entrado quando entramos no rio… tentei limpar o meu tênis e meia com o pouco de água que tinha no meio da estrada… Décio achou um absurdo e ele estava procurando um lugar melhor, pois não queria que nenhuma equipe nos visse.

Encontrei o rio e tentei limpar o meu tênis e meia, porem a areia já tinha feito o estrago.

Depois disso ficamos perdidos quase que o dia todo… já não estava suplementando mais, pois não décima mais nada, nem mesmo o sport drink. Quando achamos o caminho certo eu praticamente não conseguia andar com dores horríveis no meu pe. Nesse momento varias equipes nos passaram. Para mim a prova tinha terminado, pois não conseguia andar com as bolhas no meu pe, porem, pedi para dar uma olhada no mapa, pois o pessoal comentou em abrir o lacre do radio e chamar ajuda e eu disse… o que vai acontecer se fizermos isso? Eles não vão vir aqui e me carregar no colo… temos que sair daqui. Quando olhei o mapa percebi que tinha mais 6 km em mata fechada ate a estrada e estava ficando tarde… os meninos ficavam as vezes parados me esperando e isso era perigoso, pois estava chovendo a um dia e estava ficando tarde e se a mesma situação continuasse eles e eu tb poderíamos ter problemas de hipotermia. Olhei bem o mapa que sempre ficava com o Luis colocando em minha mente o caminho e direção que tinha que seguir, pois havia varias trilhas naquele local. Nesse momento tirei energias para voltar andar como gente grande e não importava com as dores das bolhas nos meus pés apenas chegar em um local de acesso em caso de emergencia. Quando chegamos na estrada relaxei e praticamente me arrastava onde no final Décio e Luis me carregaram por um pequeno percurso.

Para nos a prova acabou no PC 12 onde ficamos sabendo que tinha mais um percurso cancelado pela organização assim como outros que soubemos depois.

Fiquei muito chateado com tudo isso e principalmente, por saber que a organização tirou todas as noticias nossas, pois éramos uma prova viva dos erros que eles cometeram onde custou alguns processos e BO para o Said, organizador da prova.

Tivemos erros também, mas lutamos ate o momento que eu praticamente acreditava valer a pena…

Entrei na prova em um ritimo extremamente competitivo, pois estavamos com uma equipe forte e tinhamos chance de ficar entre top 10, mas como corrida de aventura é uma caixa de surpresa…

Os erros da organização mais nossos erros minaram as minhas forças e a minha moral principalmente, pois sei como isso faz diferença. Porem corrida de aventura é isso…

Bem, nessa duas semanas temos um compromisso com a Decatlhon onde estaremos com material do ecomotion mais palestra com varias fotos que a organização ira disponibilizar.

Assim que tiver o horário correto informarei a todos.

Obrigado a todos

Alberto Gomes
albertoprojeto@terra.com.br
Equipe D-run/Merrell/Nutristore/Decatlhon

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: