Diário de Aventuras

Relatos e dicas de viagens ao redor do Mundo

Pico Agudo, São Gerônimo – PR


Estive no domingo passado no Pico Agudo em São Jeronimo da Serra-Pr.(norte pioneiro). è um dos lugares mais lindos do Paraná. É um sertão imenso cercado de serras e morros, com muita floresta, ar puro e rios e cachoeiras. Quem gosta de aventura deve conhecer. Caminhamos por cerca de 7 horas e vimos o tempo todo cenários maravilhosos. Dignos de um filme.

Neste ultimo domingo (24/06/07), eu, meu irmão Paulo Ademir Farina e meu sobrinho Paulo Augusto Farina, conquistamos o Pico Agudo. Ele é lindo e maravilhoso. a paisagem em volta, o vento, é inesquecível. Assinamos o Diário deixado lá pelo Andrey. Quem quiser subir é bom antes pegar a trilha com o caseiro da fazenda. A casa fica logo em baixo no sopé da serra. Na nossa primeiro tentativa nos perdemos no meio da floresta, onde tinha muita samanbaia gigante e muitas pedras, com perigo de sermos picados por cobras. Agora que descobrimos a trilha certa (é só seguir a cerca de arame farpado), e continuar andando reto depois. Chegando na base do pico sobe-se um pedaço depois vira à direita, prosseguindo até o cume. depois é só adrenalina. Viva o Pico Agudo.

O Pico Agudo fica entre os Municípios de Sapopema e São Jeronimo da Serra. Vindo de Londrina, vc passa primeiro em Sâo Jeronimo. Após passar a cidade de São Jeronimo vc entra à direita em direção ao Bairro Rural “Lambari”. Depois sempre à direita até a fazenda onde o Carlinhos é administrador. Entrando na Fazenda do Carlinhos siga sempre em frente até encontrar um grande Curral de gado. Se vc tiver veículo 4 x 4 contorne o Curral e continue na estrada por mais 4 km até a casa do Sr. Jovercino e dona Tereza, que moram no sopé ou pé do Pico Agudo. Olhando da casa do Sr. Jovercino a trilha ideal para chegar ao cume é a que segue em linha reta passando ao lado de um cerca de arame farpado. Qualquer outra direção só com foices e facões. Tem muita samambaia gigante, cipó, arranha gato e capim colonião. Apesar do lugar estar dentro de um imenso sertão, lugar de florestas e muitas pedras não encontramos nenhum bicho ou cobras. Encontrado o Sr. JOvercino e dona Tereza mandem a eles um abraço dos 3 malucos de Rolândia-Pr. Eles nos ofereceram vinho e um café delicioso.

Além do mistério, da beleza e da adrenalina que o Pico Agudo representa, podemos afirmar com segurança que toda a paisagem da região nos remete a sonhar e pensar como viveram os nossos pioneiros e sertanistas. A região do pico é todinha cercada de morros, serras, paredões, florestas, campos, ar extremamente puro além do imponente Rio Tigabi que passa com forte correnteza entre dois lugares exuberantes: O Pico Agudo e o já apelidado Chapadão do Tigagi. Os moradores do local, gente simples e trabalhadora, recebem a todos com muita educação e hospitalidade. São verdadeiros sertanistas. Vivem longe de todo o conforto mas têm os que poucos podem sonhar: ar puro, muita terra, muito verde, muita fartura de alimentos naturais, contato com a natureza e um coração puro, sem nenhuma vaidade do mundo moderno. Por tudo isso, e por muita mais que cada um poderá perceber, pelo menos em um dia da vida as pessoas deveriam passear pelas estradas da região e subir o pico, ou pelo menos contemplá-lo, lindo e imponente, talvez o marco mais lindo do norte do Paraná. Viva o Pico Agudo! Viva a região de Sapopena e São Jeronimo da Serra!

CHAPADÃO DO TIBAGI

Ali, bem ao lado do Pico Agudo, podemos contemplar o já apelidado “Chapadão do tibagi”. O chapadão fica bem ao lado do Rio Tibagi. É um imenso maciço rochoso, enorme, imponente, tem muitos quilometros. Foi desenhado por Deus para ficar ali, ao lado do Pico, e os dois juntos, serem marcos gigantescos de Sua obra. É de fato inspiração para uma grandessíssima pintura. Só que nenhuma pintura poderá retratar o som das águas do Tibagi e o vento perfumado enchendo os nossos corações de paz e vontade de gritar bem alto: ISSO AQUI É MUITO LINDO DEUS!

Autor: José Farina.
E-mail: josecarlosfarina@yahoo.com.br
Cidade/UF: Bartira – PR

Anúncios

9 Comentários»

  Erica Vasconcellos wrote @

Eu fico muito feliz de saber que outras pessoas tiverão o privilégio de conhecer o Pico Agudo.
Eu nasci bem proximo dali em um distrito chamado Terra Nova, meus avós ja morarão em Santa Rita e Gabirova que fica mais ou menos 1 hora do Pico Agudo

Hoje estou morando na Bahia mas meus parentes continuão naquela região, sinto muita saudade do tempo de menina que eu e minha prima andava a cavalo pra cima e pra baixo , meu tiu sempre nos deixava ir pescar com ele . Foi a melhor fase da minha vida.
Esta na minha memória e no meu coração o tempo que fui feliz em baixo do Pico Agudo.

  josé braz ferreira wrote @

eu Jose tambem sou nascido no bairro da gabirova no parana sou apaixonado por aquela regiao pelo menos uma ves por ano vou ver aterra aonde nasci ver o meu rio tibagi e relembrar o tempo de infância recentemente fiquei muito triste em saber que estão construindo uma hidreletrica na lugar colocando em risco a beleza da região tenho varias fotos dorio e da regiao posso mandar para voce jose campinas sp

  Mauricio Medeiros wrote @

Neste final de semana dia 26/07/08 subimos ao topo do pico agudo di testa pelo meio escalada e varias abertura di trilha, sofremos no colonião nas bromélias e principalmente pe quantidade de cobras vistas pela trilha, e subimos com todo equipamento necessario para o acampamento no cume, subimos em 4 chegamos em 3 um abandonou a trilha e desceu foi uma sensaçao inesquecivel asinamos o livro de cume e descemos. foi muito loko!!!!!!!

  josé roberto siqueira wrote @

é realmente o pico agudo é lindo.
eu moro perto dele. moro em terra nova.
um distrito no municipio de são jeronimo da serrra-pr

  josé braz ferreira wrote @

josé roberto estou planejando ir a terra nova no dia 26/ 12/ 2009 gostaria que você me informasse as condicões das estradas principalmente aquela que vai para gabiróva
sem mais josé campinas sp

  TELE wrote @

Querida. Tiveram, ao invés de “tiverão”.

A lingua portuguesa agradece.

  GUILHERME AZEVEDO wrote @

AFFF … EU ACHO QUE A LÍNGUA PORTUGUESA AGRADECE MENOS DO QUE A BOA EDUCAÇÃO E A COMPREENSÃO …

  MARIA FERNANDA. wrote @

RSRS, POIS É GUILHERME CONCORDO COM VC.

Bem, mas, voltando ao pico agudo, fiquei muito curiosa em conhecer esse paraíso, gostaria de saber se existe camping nesse local e se alguém tem algum contato.

  josé braz ferreira wrote @

OI ERICA


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: